5 mentiras sobre guarda compartilhada

Com  certeza você já deve ter ouvido essas frases em algum momento da sua vida:

  • Na guarda compartilhada não é preciso pagar pensão
  • Na guarda compartilhada os pais precisam morar na mesma cidade.
  • Guarda compartilhada apenas para crianças “grandinhas”
  • As regras da guarda pode ser feita apenas “de boca”
  • Não pode trocar o tipo de guarda!

E eu posso te garantir, todas são falsas e vou falar de cada uma delas abaixo.

Pagar pensão é um direito da criança e uma obrigação do pai ou daquele que tem mais condições de pagar do que aquele que pede.

Outra mentira é que ambos os pais devem morar na mesma cidade, o importante aqui é que o menor tenha a mesma oportunidade de convívio com ambos os pais. Sabemos que os pais devem prover alimentação, lazer, educação e etc, porém a vida de ambos os pais devem continuar e isso às vezes implica em mudar de cidade, seja por uma promoção de trabalho, novo relacionamento ou até mesmo uma rede de apoio após o divórcio.

A guarda compartilhada pode ser feita com crianças menores, porém o bom senso nos leva a entender que crianças menores de 2 anos por exemplo, dependem da mãe, inclusive emocionalmente.

Um assunto que sempre trouxe aqui é, jamais faça acordos de divorcio, pensão ou guarda de boca, pois esse tipo de acordo não cabe pedido de alteração ou recurso para um juíz.

Sobre a troca de guarda compartilhada para unilateral, o juiz vai sempre analisar o que é melhor para a criança e não para os pais.

Gostou de saber sobre as mentiras de guarda compartilhada? Veja sobre esse e outros assuntos relacionados a guarda nas minhas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.