Quem pode pedir guarda de um menor?

Quem pode pedir a guarda de um menor?

Hoje, o mais comum é o pedido ser feito por um dos pais ou parente próximos, como avós ou tios, lembrando que guarda é diferente de adoção. A adoção dá o direito ao casal adotante de serem pais do menor, “retirando” os direitos da família biológica.

Para o pedido de guarda, é comum em divórcio, falecimento dos pais ou por abandono de incapaz, nesse caso, o solicitante deve ter condições financeiras para prover o menor.

A primeira coisa a se fazer é buscar ajuda jurídica. Consulte uma advogada especializada em direito de família para entender quais são as possibilidades e os procedimentos necessários para se obter a guarda do menor. Além disso, o profissional vai te orientar sobre as melhores estratégias e ajudar na preparação da documentação necessária para dar entrada no processo judicial.

Ter uma boa relação com o menor é fundamental para o pedido, além de condições de moradia, alimentação e financeira, caso haja situações de abuso ou violência, estas deverão ser incluídas no processo e em contrapartida, o solicitante demonstrar que pode ajudar a sanar essas situações com o pedido de guarda.

Visando que a guarda seja para o bem estar da criança, esteja disposto a cooperar com a outra parte.

Se você se encaixar em todos esses requisitos, esteja preparado e tenha paciência, o pedido de guarda, infelizmente, é um processo longo, afinal estamos decidindo o futuro de uma criança.

Conhece alguém que esteja passando por essa situação? Gostaria de saber mais sobre pedido de guarda? Vá até o meu insta @alessandra.alvesadv e me chame via direct.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.